quarta-feira, 31 de março de 2010

Quinze respostas sobre o bacalhau !!!

A chef Heloísa Bacellar disseca o peixe mais popular da temporada !!!

O bacalhau foi introduzido em nossa cultura pelos portugueses. Antes deles, os vikings já tinham o hábito de consumi-lo. Salgado artesanalmente e seco (desidratado), era alimento de viajantes e de camponeses que moravam longe do mar e não tinham como conseguir pescados frescos. Salgar o peixe era uma técnica de conservação para obter um alimento que resistisse ao tempo. Eram dias sem refrigeradores, afinal, e isso ajudava a atravessar invernos rigorosos e tempos difíceis de guerra.

Como era fácil de preparar – qualquer um podia deixar umas lascas de molho por algumas horas para preparar um cozido – o bacalhau consolidou-se como alimento ideal para o jejum religioso, quando só entravam nas panelas carnes de animais de sangue frio.

Além da Quaresma, um período com 52 sextas-feiras, ainda existia nessa época um bom tanto de dias santos, vigílias e preces. O que somava mais ou menos 100 dias em que sobretudo povos como portugueses, espanhóis e italianos, comeriam só... peixe. E mesmo salgando outras espécies (anchova e sardinha, por exemplo) o bacalhau era o que mais resistia ao tempo sem estragar. Passado tantos séculos, a tradição permanece. Atualmente O processo de secagem e salga começa ainda no navio pesqueiro, geralmente na Noruega. Os próprios pescadores já abrem e limpam o peixe e na sequência mergulham-no em salmora e penduram para secar.

Apesar do hábito milenar, é raro encontrar quem não hesite na hora de decidir como preparar. É difícil, por exemplo, fugir dos pratos que são os mesmos supeitos de sempre. E sempre existem dúvidas aparentemente prosaicas, mas legítimas, como: o dessalgue deve sempre ser feito no leite? As lascas são mesmo feitas com carne menos nobre? O bacalhau congelado é ruim?

Consultamos a chef Heloísa Bacellar, autora do livro Bacalhau – Receitas e histórias: das Águas Geladas às Caçarolas para como escolher, comprar e preparar o pescado nessa páscoa. Veja o que ela tem a dizer sobre cada questão.

Quais os tipos de bacalhau?

Os tipos de bacalhau variam conforme peso, cor e textura da carne. O mais nobre é o Cod Gadus Morhua (Gadus morhua), o verdadeiro bacalhau da Noruega, que vive nas águas geladas do Atlântico Norte. Sua carne é clara (branco palha), muito macia e suculenta perfeita para qualquer receita. A peças que chegam ao Brasil variam de 5 quilos a 8 quilos, sendo 55% de lombo, 25% aparas das laterais e 20% de pele. Depois vem o Ling (Molva molva), que tem postas altas e bonitas, uma carne muito branca que se separa em lascas macias e úmidas. Ideal para receitas de forno, panela ou frigideira. Sua peça é estreita e comprida (quando aberta forma um triângulo) sendo 60% lombo e 15% aparas.

Em seguida, vem o Saithe (Gadus virens ou Pollachius virens). É inferior ao Ling em todos os aspectos. Sua carne é mais escura e amarelada e se desfaz bem em lascas, por isso é ideal para refogados e preparações rápidas que pedem pedaçinhos. O quarto é o Zarbo (Brosmius brosme). O menos nobre dos bacalhaus tem carne não tão clara e mais firme. É ideal para recheios, saladas e bolinhos. Por último, o Gadus macrocephalus. Lembra o Cod, mas apenas no formato. Como sua carne branquíssima e muito firme não se desfaz em lascas, ele pode ser usado em ensopados de cozimento prolongado, mas o sabor e a consistência não são tão bons, por isso o ideal é cozinhar o lombo e usá-lo desfiado também em recheios e bolinhos.

É preciso hidratar o bacalhau?

Sim. O grande erro das pessoas é acreditar que o bacalhau só precisa ser dessalgado. Mas o molho também serve para hidratar a carne e deixá-la mais macia. É um recurso para que ela não fique seca.

Qual o tempo ideal para deixar o peixe de molho?

O tempo do molho no processo de retirada do sal varia de acordo com o tamanho da peça. Um lombo de 2, 3 até 5 centímetros de altura pode levar de 48 a 72 horas para perder todo o sal. Postas de 1 a 2 centímetros e lascas mais grossas dessalgam em até 24 horas, e as bem fininhas, quase em fiapos, levam umas 12 horas.

É errado dessalgar com leite?

Não é errado, mas como o molho não serve apenas para dessalgar, usar o leite pode não dar a carne o tempo necessário para a hidratação, comprometendo assim, a textura.

Como saber se já está dessalgado?

A única maneira de saber se o sal da carne saiu é provando um pedaço. Quem tem receio com a carne crua pode retirar um pedaço, aferventar e provar.

Qual o jeito mais barato de se comprar bacalhau?

No caso peixe inteiro, o preço do quilo acaba sendo mais barato, pois é possível separar as carnes e aproveitar também as partes menos nobres. Comprar somente o lombo é como comprar o filé mignon do boi.

O que observar na hora da compra?

É importante verificar se o peixe está bem seco, duro e firme. A peça não pode dobrar, ter sinais de umidade, nem parte moles. O cheiro deve ser forte, mas não ruim. A peça deve estar coberta por uma camada cristalizada de sal, quase vitrificada. Não pode ter manchas escuras, marrons, vermelhas ou pretas, nem buracos ou rachaduras.

Por que as lascas são mais baratas?

A lasca é feita de partes menos nobres do peixe, já que o lombo é vendido separadamente, por isso custa menos.

É ruim comprar bacalhau em bandejas fechadas?

Não, desde que o estabelecimento seja confiável, as bandejas com postas limpas ou lascas podem facilitar a vida. O importante é confiar no fornecedor.

Existe bacalhau fresco?

No Brasil é muito raro encontrar bacalhau fresco devido à origem do peixe que vem do Atlântico Norte. Alguns restaurantes conseguem importar, mas nos mercados sempre serão os salgados ou os já dessalgados, que custam mais caro, mas isso não interfere na qualidade da carne.

Quanto tempo dura um bacalhau salgado?

Se o peixe passou por um bom processo de salga e secagem ele pode durar até três anos. Mas nesse caso deve-se reidratar bem a carne e dessalgá-la até que ela perca todo o sal da conservação. Só assim ela recuperará o sabor e a textura original.

Precisa aferventar a carne antes de preparar a carne?

As pessoas costumam aferventar o bacalhau antes de preparar a receita. Isso é um erro. Se a carne será cozida ou assada não é necessário aferventar. A não ser que o objetivo seja separar a peça em lascas.

Qual a melhor maneira de preparar?
Não existe uma receita mais adequada, depende do gosto de quem for fazer. Mas, ao assar, o calor se distribui de maneira mais uniforme no peixe e o deixa mais saboroso.

Deve-se por sal no preparo da receita?
Receitas com lascas ou pedaços mais miúdos geralmente dispensam o ajuste do sal na receita. Mas no caso de lombos ou postas maiores, que ficam muito tempo no molho para dessalgar de vez, pede um pouquinho de sal para não perde a graça. Mas para não errar na quantidade é necessário experimentar.

Dica da chef: fuja do óbvio. O bacalhau pode e deve ser consumido não só nas festas, mas também no dia a dia em receitas mais simples e criativas de massas, tortas e saladas. Além de saboroso é muito nutritivo.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Bolinho de Bacalhau e Mandioquinha !!!



Ingredientes:


1 cebola média em cubinhos
1 dente(s) de alho bem picadinho
300 grama(s) de lascas de bacalhau bem limpas e dessalgadas por 12 horas
400 grama(s) de mandioquinha em rodelas
1 ovo
1 colher(es) de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara(s) de chá de salsinha, cebolinha e coentro picados
azeite de oliva
sal e pimenta a gosto
1 litro(s) de óleo vegetal
Modo de preparo
Numa panela média, aqueça um fio de azeite e doure a cebola. Junte o alho, espere perfumar e adicione o bacalhau. Misture bem e deixe no fogo por uns 5 minutos, até a carne esbranquiçar.
Enquanto isso, coloque a mandioquinha numa panela com água fria e cozinhe até amaciar. Depois escorra, descasque, esprema e coloque em uma tigela.


Misture a mandioquinha, o bacalhau, o ovo, a farinha e as ervas picadas até obter uma massa homogênea. Acerte o sal e a pimenta e leve à geladeira por 30 minutos para firmar.
Para moldar os bolinhos, unte ligeiramente com óleo a palma das mãos, pegue uma porção de massa com uma colher de sopa e enrole como um croquete ou uma bolinha.

Se quiser, prepare os bolinhos com até 24 de antecedência, espalhe em uma assadeira, cubra com filme plástico e guarde na geladeira, ou congele por até uma semana e frite ainda congelados.

Para o bolinho não encharcar, aqueça o óleo num frigideira grande e frite seis unidades de cada vez, banhando sempre com uma escumadeira até dourar. Escorra e seque sobre papel absorvente.
Se preferir, asse em assadeira untada com azeite por 20 minutos no forno a 200 graus ( médio-alto), até que os bolinhos estejam dourados e crocantes.


Receita do livro Bacalhau: Receitas e Histórias - das Águas Geladas às Caçarolas, de Heloísa Bacellar

sexta-feira, 26 de março de 2010

Suco de Abacaxi com Água de Coco !!!





Ingredientes:


2 ½ xícaras (chá) de água de coco
5 fatias de abacaxi em calda
3 colheres (sopa) de açúcar demerara
1 colher (sopa) de folha de hortelã picada
Pedras de gelo a gosto


Modo de Preparo:Bata no liquidificador a água de coco, as fatias de abacaxi em calda e o açúcar demerara. Peneire o suco e sirva-o com pedras de gelo.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Costelinhas picantes de New Orleans !!!


Fonte
Basilico


Tempo de Preparo

Rápido - 3 horas e 30 minutos

Rendimento


6 porções


Dificuldade de preparo

Fácil

Ingredientes


2 xícaras de suco de tomate
1 ½ xícara de suco de laranja
suco de 2 limões
2 xícaras de ketchup
1/2 xícara de molho inglês
1/2 xícara de shoyu
1 cebola grande picadinha
¼ de xícara de vinagre de maçã
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de mel
1 colher (sopa) de mostarda
4 dentes de alho bem picadinhos
1/4 de xícara de molho de pimenta-vermelha ou a gosto
50 g de manteiga
4 kg de costelinha suína bem carnuda e sem muita gordura
sal


Modo de preparo


Em uma panela média, aqueça os sucos de tomate, de laranja e de limão, o ketchup, o molho inglês, o shoyu, a cebola, o vinagre, o açúcar, o mel, a mostarda e o alho.
Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Apague o fogo, junte o molho de pimenta e a manteiga, acerte o sal, passe para uma tigela e deixe esfriar (se quiser, prepare o molho com até 1 semana de antecedência e guarde na geladeira).
Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo).
Enquanto isso, mergulhe metade dos pedaços de costelinha numa panela grande com água fervente, conte 5 minutos, retire toda a espuma que subir, transfira os pedaços com uma escumadeira para uma assadeira, depois faça o mesmo com os restantes, usando 2 assadeiras para que forme só uma camada.



Servir com


Pão de milho e salada verde.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Bife recheado com presunto e queijo !!!


Ingredientes:
6 bifes grossos de contra-filé

4 colheres (sopa) de margarina

1 tablete de caldo de carne

100g de presunto cortado em fatias

100g de queijo tipo prato cortado em fatias

1 xícara (chá) de farinha de trigo

2 ovos batidos2 xícaras (chá) de farinha de rosca

Óleo quente, o suficiente

Modo de Preparo:


Misture bem em uma tigela a margarina e o caldo de carne. Passe uma camada dessa pasta dentro de cada bife. Deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, dobre as fatias de presunto e de queijo no sentido do comprimento. Coloque dentro do bife uma fatia de cada e prenda com palitos. Faça o mesmo com o restante dos bifes. Passe-os na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Frite os bifes empanados no óleo quente, virando-os até que fiquem dourados por inteiro.

sábado, 20 de março de 2010

Yakisoba !!!


100 mililitro (ml) de água fria
2 colher(es) de sopa de amido de milho
1 pacote(s) de macarrão para yakisoba
1/2 acelga japonesa cortada em pedaços pequenos
1/2 cebola picada
1/2 couve-flor cortada em pedaços
1/2 acelga chinesa picada
1/2 repolho cortado em pedaços
1/2 cenoura cortada em rodelas finas
1/2 cabeça de brócolis ninja cortado em pedaços Carnes
20 mililitro (ml) de óleo
1/2 colher(es) de sopa de alho moído
1/2 colher(es) de sopa de glutamato monossódico
1/2 colher(es) de sopa de pimenta branca
1/2 colher(es) de sopa de sal
150 grama(s) de filé mignon cortado em tiras
150 grama(s) de frango cortado em tiras Molho
20 mililitro (ml) de óleo de gergelim
1 pitada(s) de pimenta do reino branca
10 grama(s) de glutamato monossódico
50 grama(s) de açúcar
20 mililitro (ml) de molho de soja
Modo de preparo
Carnes
Tempere a carne e o frango. Despeje 20 ml de óleo de soja na frigideira. Frite a carne e o frango por apeoximadamente oito minutos. Reserve.Molho
Em uma panela, adicione todos os ingredientes do molho. Quando começar a ferver, adicione o frango e a carne já previamente preparados e os legumes picados.Quando o caldo voltar a ferver, adicione a maisena diluída na água. É ela que vai engrossar o molho. Mexa delicadamente por cinco minutos, misturando bem os ingredientes.Desligue o fogo e coloque a mistura sobre o macarrão. Sirva a seguir.


Receita do restaurante MussashiR. XV de novembro, 41 – loja 1.Tel: (11) 3106-1984

quinta-feira, 18 de março de 2010

Pirarucu Grelhado !!!


Ingredientes:
Pirarucu.

5 postas de 200g de pirarucu fresco

Sal e pimenta a gosto

Azeite extravirgem
Molho de coco

1/2 cebola picada

75ml de leite de coco

500ml de creme de leite fresco

10g de gengibre ralado

5g de capim-limão

1 dente de alho

5g de tomate sem pele e sem semente

10g de cebolinha picada

1pimenta dedo-de-moça

10g de coco em flocos

10g de manteiga sem sal

Sal e pimenta a gosto

Purê de batata-doce:


3 litros de água filtrada

1,5kg de batata-doce sem casca

50ml de leite

150g de manteiga sem sal

Sal e pimenta a gosto


Purê de abóbora:

25ml de azeite extravirgem

2 cebolas picadas

1,5kg de abóbora japonesa sem casca

500g de abóbora de pescoço sem casca

1 folha de louro

500ml de caldo de legumes

50g de manteiga sem sal

1 ramo de tomilho

Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:


PirarucuTempere o pirarucu com sal e pimenta. Grelhe em uma frigideira com um fio de azeite extravirgem. Reserve.
Molho de cocoEm uma panela já aquecida, doure a cebola. Acrescente leite de coco, creme de leite, sal, pimenta, gengibre e capim-limão. Cozinhe até reduzir pela metade. Peneire e adicione os demais ingredientes.
Purê de batata-doceEm uma panela coloque a água. Acrescente as batatas cortadas em tamanhos iguais ecozinhe até que estejam todas macias. Escorra e passe em uma peneira fina. Coloque em uma panela e leve ao fogo brando. Adicione o leite e a manteiga bem gelada cortada em cubos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Purê de abóboraEm uma panela, coloque o azeite extra-virgem e a cebola, refogue. Acrescente as abóboras cortadas em tamanhos iguais, o louro e o caldo de legumes aos poucos. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada.Em outra panela, coloque a manteiga e o tomilho e refogue até quase queimar. Reserve.Quando a abóbora estiver cozida e seca, acrescente a manteiga reservada. Passe na peneira e tempere com sal e pimenta.
MontagemNo prato, coloque o pirarucu grelhado, uma porção do purê de abóbora e outra do purê de batata-doce ao lado. Regue com o molho e decore com salsinha.
Receita cedida pela chef Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto, em São Paulo

terça-feira, 16 de março de 2010

Cookies de Chocolate !!!


Ingredientes:
1 ½ tablete de manteiga sem sal

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

½ xícara (chá) de açúcar cristal

2 colheres (chá) de extrato de baunilha

2 ovos grandes

2 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 xícara (chá) de raspas de chocolate meio-amargo

1 xícara (chá) de amendoim salgado

Modo de Preparo:


Derreta a manteiga no microondas. Deixe esfriar por cerca de 5 minutos. Em uma vasilha, bata a manteiga, o açúcar mascavo e o açúcar cristal em uma batedeira. Em seguida, adicione o extrato de baunilha e os ovos. À parte, junte a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio e vá adicionando à mistura de ovos. Por último, coloque as raspas de chocolate e o amendoim. Deixe descansar por cerca de 20 minutos na geladeira.
Enquanto isso, aqueça o forno à temperatura de 160ºC. Forre uma assadeira grande com papel vegetal. Molde a massa resfriada em discos espessos de cerca de 6,5 cm de diâmetro e 1 cm de espessura (um pouco menos de 3 colheres de sopa de massa para cada cookie). Coloque os cookies na assadeira, deixando um espaço de 3 cm entre eles. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 15 minutos ou até os cookies dourarem nas bordas e ficarem crocantes no centro. Retire do forno e deixe esfriar. Guarde-os em um recipiente hermético.

domingo, 14 de março de 2010

Filé Mignon com Molho Oriental e Cake de Risoto !!!


Ingredientes:



500 grama(s) de filé mignon cortado na ponta da faca (2 cm)
3 colher(es) de sopa de óleo de milho ou canola
2 cebolas roxas em tiras finas
3 dente(s) de alho picados
2 colher(es) de sobremesa de gengibre ralado
1/4 xícara(s) de chá de molho teriaki
2 colher(es) de sopa de molho de ostra
400 mililitro (ml) de molho roti
1 colher(es) de sopa de folhas pequenas de manjericão branqueadas
sal e pimenta a gosto Risoto:
400 grama(s) de arroz arbóreo
4 colher(es) de sopa de manteiga
1 colher(es) de sopa de azeite de oliva
1/2 litro(s) de caldo de galinha
1 colher(es) de sopa de cebola ralada
1/2 xícara(s) de chá de vinho branco seco
1 colher(es) de sobremesa de curry
1/4 de canela em casca
3 grãos de cardamomo
sal a gosto
Modo de preparo
Tempere a carne com sal e pimenta. Frite-a no óleo aos poucos, para não juntar água. Reserve. Separadamente, refogue a cebola roxa, o alho e o gengibre em uma colher (sopa) de óleo. Junte as iscas, o molho teryaki, o molho de ostra e o roti. Deixe levantar fervura, acrescente o manjericão branqueado e sirva imediatamente. Risoto:
Refogue a cebola em metade da manteiga e o azeite. Junte o arroz e refogue mais um pouco. Adicione o vinho branco e deixe evaporar. Junte o curry, o cardamomo e a canela. Aos poucos, acrescente o caldo de legumes (ele deve estar em ponto de fervura), sem parar de mexer, (por cerca de 16 minutos). Quando estiver al dente, coloque a manteiga restante e mexa bem. Desligue o fogo.Pré-aqueça o forno por 10 minutos. Retire o cardamomo e a canela do arroz. Numa assadeira, espalhe o risoto com altura de 2 cm e leve ao forno quente por cerca de 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar bem e sirva com a carne. Montagem:
Com um aro e a ajuda de uma espátula, enforme o risoto, coloque-o no prato de servir e leve-o ao forno em fogo baixo para mantê-lo aquecido. Enquanto isso, aqueça a carne. Coloque-a sobre o cake e sirva imediatamente.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Bolinho de Camarão !!!


100 grama(s) de farinha de trigo

1 quilo(s) de batatas asterix cozidas e amassadas

500 grama(s) de camarão fresco ou descongelado limpo

100 grama(s) de cereal de milho sem açúcar

500 grama(s) de farinha de rosca

2 1/2 colher(es) de sopa de margarina

10 colher(es) de sopa de requeijão cremoso

cebola e alho a gosto

salsinha, sal, limão, azeite de oliva a gosto azeite de dendê e temperos a gosto.


Modo de preparo:


Para fazer o recheio, lave bem o camarão com água e limão, refogue com dendê e os temperos e reserve.

Empanado:

Bata no liquidificador a farinha de rosca com o cereal e reserve.

Massa:

Em uma vasilha, coloque a batata amassada, a margarina e a farinha (aos poucos) e amasse bem todos os ingredientes com a mão, até dar liga. Monte os bolinhos abrindo a massa (cerca de 30 gramas) na palma da mão. Coloque um pouquinho de requeijão e de camarão refogado. Feche as bolinhas e passe na farinha de rosca com o cereal e frite em óleo bem quente rapidamente até dourar.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Pão de Banana Frutado !!!



Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de damascos secos

1/3 xícara (chá) de suco de laranja

1 tablete de manteiga sem sal

1 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/2 colher (chá) de sal

3/4 xícara (chá) de açúcar

Raspas de uma laranja

2 ovos grandes

3 bananas nanicas maduras e amassadas

1/2 xícara (chá) de castanhas variadas picadas

1 colher (sopa) de açúcar demerara

Modo de Preparo:
Corte os damascos em cubos. Coloque-os em uma panela junto com o suco de laranja. Deixe ferver e, em seguida, retire do fogo. Reserve até que os damascos tenham absorvido o líquido por completo, por cerca de 1 hora.
Aqueça o forno à temperatura de 160ºC. Coloque uma assadeira no forno. Unte com óleo uma forma de pão (22cm x 12cm). Derreta a manteiga no microondas e reserve.
Em uma tigela, junte a farinha de trigo, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve. Em uma tigela grande, misture o restante da manteiga, ¾ de xícara de açúcar e as raspas de laranja. Misture os ovos, um de cada vez, em seguida amasse as bananas, os damascos e as castanhas. Despeje a mistura de farinha, um terço de cada vez, misturando bem depois de cada adição. Coloque a massa na forma e polvilhe por cima o açúcar demerara. Leve ao forno por cerca de 1 hora. Coloque a forma sobre uma grade para esfriar. Para servir, remova o pão da forma e corte-o em fatias finas. Sirva em temperatura ambiente.

terça-feira, 9 de março de 2010

Receitas de Smoothie !!!


Smoothie clássico:

1 xícara de morango congelado

1 banana nanica congelada

1 pote de iogurte natural

Suco de 1 limão tahiti


Smoothie martinica:

½ xícara de morango congelado

½ xícara de amora congelada

½ xícara de framboesa congelada

1 banana nanica congelada

2 potes de iogurte natural light

Calda de frutas vermelhas para decorar Smoothie santorini 2 xícaras de melancia picada 1 xícara de morango congelado 2 bolas de sorbet de limão (sorvete à base de água) Calda de frutas vermelhas para decorar.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Certos sucos previnem, enquanto outros elevam risco de pedras nos rins!!!


A afirmação:
Suco de fruta pode prevenir a formação de pedras nos rins.
Os fatos:
Mais de um milhão de americanos sofrem com pedras nos rins todos os anos, muitas vezes sentindo dores insuportáveis.
Além de medicação para evitar a formação de pedras nos rins, os pacientes muitas vezes são orientados a estabelecer mudanças na alimentação. Uma delas é passar a tomar mais suco de frutas cítricas. O citrato presente nas frutas reduz a formação de pedras de oxalato de cálcio (o tipo mais comum) e diminui a acidez da urina, mais ou menos como o citrato de potássio, medicação para pedras nos rins.
Porém, nem todos os sucos têm o mesmo efeito. Limonada ou suco de limão diluído são as recomendações usuais para pessoas com pedras nos rins. Entretanto, um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde, em 2006, comparou a limonada com o suco de laranja em pacientes com pedras nos rins e descobriu que três copos de suco de laranja por dia – associados a outras mudanças alimentares em pacientes com pedras nos rins – fizeram um trabalho melhor ao aumentar os níveis de citrato e diminuir a acidez da urina, em comparação à limonada e à água destilada.
Há também o suco de cranberry e de maçã, que, segundo os estudos, são bons para alguns tipos de pedras e ruins para outros. Eles aumentam o risco de recorrência de pedras de cálcio, mas ajudam a prevenir um subconjunto muito menos comum de pedras nos rins chamado de brushita. Por outro lado, o suco de toranja (grapefruit) aumenta o risco em geral. Um grande estudo publicado no The Annals of Internal Medicine descobriu que um copo por dia aumenta o risco de formação de pedras nos rins em 44%.
Conclusão
Alguns sucos de frutas protegem contra as pedras nos rins; outros aumentam o risco de recorrência.

sábado, 6 de março de 2010

Macarrão com Filé e Ervilha Torta !!!


Soba-no-wok:

para 2 comensais


- 1 saquinho de caldo de peixe

- 600ml de água

- 1 punhado de soba noodles (cerca de 100g)

- 400g de filet mignon em tiras- ervilhas tortas

- 2 colheres de sopa de molho de ostras

- pimenta do reino a gosto

- shoyu a gosto

- óleo de canola


Ferva a água e dissolva nela o caldo de peixe. Cozinhe o macarrão soba nesse caldo, conforme as instruções do pacote. Enquanto o macarrão cozinha, aqueça um pouco de óleo em um wok. Refogue a carne cortada em tiras no wok. Acrescente as ervilhas tortas cortadas em pedaços grandes. Quando o soba estiver pronto, escorra e reserve o caldo do cozimento. Coloque o soba no wok e acrescente o molho de ostras e uma concha pequena do caldo reservado (ou a quantidade suficiente para fazer um pouco de molho, sem exagero). Tempere tudo com pimenta do reino e shoyu e coloque os hashis para trabalhar.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Nhoque recheado com requeijão !!!


Ingredientes:


Nhoque1kg de batatas cozidas e espremidas

2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

2 gemas

1 colher (sopa) de margarina

Sal a gosto

Água, o suficiente para cozinhar os nhoques
Recheio:

1 xícara (chá) de requeijão cremoso
Molho:

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

½ xícara (chá) de cebola picada

2 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de molho de tomate

1 xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de orégano

Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Queijo tipo parmesão ralado a gosto para polvilhar

Modo de Preparo:


Refogue o alho e a cebola do molho com o azeite. Acrescente o molho de tomate, a água e os temperos e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos em fogo médio. Reserve.
Coloque as batatas cozidas e espremidas previamente sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo. Adicione as gemas, a margarina e o sal. Misture tudo com as mãos, acrescentando a farinha de trigo aos poucos.
Quando a massa estiver uniforme, estique em pequenos rolos e corte em pedaços médios.
Faça uma cavidade em cada um e coloque um pouco de requeijão dentro, fechando-os e pressionando levemente sobre um garfo. Cozinhe em uma panela com água e sal até levantar fervura. Disponha os nhoques sobre um refratário e cubra com o molho de tomate. Polvilhe queijo parmesão por cima e sirva.

terça-feira, 2 de março de 2010

Risoto de camarão e legumes !!!




Ingredientes:
300g de arroz arbóreo


30g de manteiga


2 tabletes de caldo de peixe (ou legumes)


1 litro de água


30g de alho-poró


½ cebola picada


30g de camarão cozido


30g de kani kama


30g de palmito


30g de cenoura


30g de tomate seco


30g de queijo tipo minas


Salsa e manteiga a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela pré-aquecida, doure a cebola na manteiga e acrescente o arroz. Frite por aproximadamente dois minutos, misture bem. Espere evaporar. Adicione um pouco do caldo de peixe dissolvido em 1 litro de água fervente e uma pitada de sal. Acrescente mais caldo à medida que o arroz for secando, mexendo seguidamente, até secar, sem deixar de ficar úmido. Quando o arroz estiver quase no ponto (al dente) misture alho-poró, camarão, palmito, kani, cenoura e tomate seco. Mexa durante dois minutos, desligue o fogo e adicione a manteiga, a salsa e o queijo. Mexa e sirva em seguida.