quinta-feira, 1 de julho de 2010

Churros !!!



Ele faz parte da infância de muita gente. Inclusive, a combinação parece perfeita para o paladar infantil: massa frita, envolta em canela e açúcar e recheada com doce de leite. A parte mais gostosa são as primeiras mordidas, com recheio em abundância. Longe da capital, é comum a cena do vendedor e seu carrinho de churros em frente à igreja na praça central.

De origem espanhola, o churro é comumente servido na Penísula Ibérica sem recheio, apenas passado em canela e açúcar e acompanhado de chocolate quente espesso ou café com leite. “Acredita-se que sua origem é do final do século 19 e início do século 20 em feiras itinerantes na Espanha”, explica Renato Vieira, professor de gastronomia do Centro Universitário Senac.


O churrero, utensílio usado para dar o
tradicional formato canelado à massa
Em São Paulo, uma pequena lojinha na Moóca, hoje fechada, ficou famosa por décadas por trazer a tradicional receita espanhola para as madrugadas paulistanas. Na rua Ana Nery, seu Toninho preparava o churro em roda (churro de aproximadamente três metros em formato de caracol) somente nos fins de semana e feriados, das 2h30 às 11h. “Parei há dois anos porque tive uma pneumonia muito forte e hoje já não tenho condições físicas, mas trabalhei fazendo churros por 51 anos”, conta seu Toninho. A receita? “Não dou. Demorei dois anos pra aprender a fazer e a turma quer tudo de mão beijada.”

Campeão de Vendas
Ainda na linha tradicional, a Casa do Churro, no bairro paulistano do Tatuapé, mantém a mesma receita elaborada pelo espanhol Antonio Farré Martinez até os dias de hoje. “Cheguei ao Brasil em 1954, com seis anos de idade. Comecei a fazer o churro em roda em 1962. É este o tipo de churro que se come todo dia na Espanha”, diz. Atualmente, apesar da tradição, o carro-chefe da casa é o churro recheado. “Fui eu que lancei o churro recheado no Brasil, em 1974, vendendo na antiga Lojas Brasileiras, que, na época, era concorrente das Lojas Americanas”, lembra.

Mas ainda hoje, o doce é ainda a sobremesa preferida

Ingredientes:

100 mililitro (ml) de água 50 grama(s) de manteiga 60 grama(s) de farinha de trigo 1 ovo 1 colher(es) de chá de amido de milho 1 pitada(s) de sal 1 pitada(s) de açúcar açúcar e canela para empanar óleo para fritar doce de leite a gosto para


Modo de preparo:

Ferva a água com o sal, o açúcar e a manteiga. Coloque a farinha e o amido de uma só vez. Acrescente o ovo, mexendo sempre, vigorosamente, até soltar da panela. Reserve.

Coloque a massa na máquina ou saco de confeitar e vá fazendo os churros. Frite em óleo bem quente e, em seguida, passe pelo açúcar e canela. Sirva com doce de leite quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário