sábado, 17 de julho de 2010

Geleia de Morango !!!


Ingredientes:

7kg de morango
3,5kg de açúcar
2 limões suculentos

Preparo
Escolha apenas morangos inteiros, bem durinhos. Lave e retire as folhas. Dica: como o Arnist Lucas recomenda, pode-se aproveitar os restos do morango e usá-los como adubo orgânico para as plantas do quintal. Em uma panela grande ou num tacho de cobre, coloque os morangos e cubra-os com o açúcar. Misture bem, com cuidado, mexendo sempre. Esprema e adicione os limões. Mexa em fogo alto até começar a ferver. Assim que ferver, baixe o fogo e deixe por quatro horas, mexendo sempre. Detalhe: para a geleia de amora, a fervura leva sete horas. Para a de laranja, três dias!

O ponto é importante: no início da fervura, surgirá uma espuma. Em seguida, essa espuma se transformará em bolhas. Depois, quando engrossar, as bolhas começarão a “explodir” de maneira “seca”, quase como bombas, explica Lucas. Ele tem experiência, sabe a hora de parar. Para quem vai fazer em casa pela primeira vez, a sugestão é sempre colocar num pires e ir provando, observando e testando a consistência e o sabor, aquele ponto de geleia.

Coloque a geleia no pote e espere esfriar: é muito importante esfriar para não ocorrer vapor dentro do vidro e estragar o doce. Quando esfriar por completo, com o auxílio de um palitinho, fure todas as bolhas de ar que ficam no topo e só depois feche os potes. “É para durar mais, pois não usamos conservantes, é tudo artesanal.”

Orgulhosos de sua história e da vida que construíram juntos, Donatila e Lucas se despedem de nossa reportagem fazendo um convite aos leitores. “Venham para Monte Verde, deixem-se levar pelo ambiente de gastronomia daqui, nossa comida é muito boa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário