terça-feira, 31 de maio de 2011

Como Fazer OVO perfeito !!!



“Não sabe nem fazer ovo frito”. Logo se vê que quem criou o dito popular pode até ter sido cozinheiro, mas não era um perfeccionista. E mais: foi injusto com o ovo, um ingrediente cheio de segredinhos, mas que por ser tão trivial nem sempre foi digno de atenção. Considerado “primeiro passo” pelo ditado e por muita gente, tem receita desprezada e é feito de qualquer maneira – com resultados, em geral, muito aquém dos possíveis. Fato é que, com uma matéria prima bem escolhida e alguma técnica, comer ovo frito – mexido, cozido ou pochê - é um deleite.

Quando a fome no café da manhã está brava, ele é o grande salvador. Quando a “mistura” acabou, também. O artifício vale para qualquer pessoa – no Brasil, o ovo está entre as proteínas mais democráticas em termos de preço. Inclusive para a presidente Dilma Rousseff, que na última terça (1º de março) revelou certa intimidade com a frigideira ao demonstrar sua receita de omelete no programa matutino Mais Você, da Rede Globo.

Sua receita sim, porque Dilma cozinhou com particularidades: refogou a cebola pouco antes de incorporá-la aos ovos integralmente, fritou em (muito) óleo e fez a omelete dobradinha com capricho, deixando a apresentadora Ana Maria Braga curiosa com o mise en scène. Foram poucos minutos de preparo, mas com pormenores suficientes para que a omelete da presidente se mostrasse diferente (melhor? pior? só Ana Maria pode saber) de muitas por aí, inclusive das clássicas.

Pequenos detalhes são importantes em um prato de poucos ingredientes – ou um só, no caso do ovo frito. O mais importante deles é escolher o produto fresco. Ovos recentes apresentam clara mais firme, que não espalha na frigideira de forma desgovernada e que sustenta bem a gema na superfície. Para testar, agite levemente o ovo. Caso a gema se mova de maneira perceptível no interior da casca, sinal de que a clara não está mais tão firme.

Outro ponto importantíssimo é o tempo de cozimento. Segundo a bíblia do Instituto Americano de Culinária, Profissional Chef (Editora Senac), não importa como os ovos são feitos: “quando são cozidos demais, a coagulação excessiva das proteínas força a água para fora e os ovos ficam ressecados.”

Métodos de cocção:

Cozido: leve ao fogo e conte os minutos a partir do momento que a água ferver
Cozidos
Eles podem ser duros, moles ou quentes. Podem ser oferecidos puros, ainda na casca, ou servir de guarnição para saladas. Mas os ovos fervidos na casca precisam de alguns cuidados: usar água o suficiente para cobrí-los totalmente (de forma que o cozimento seja uniforme) e cozinhá-los no fogo baixo são duas dicas preciosas.

Coloque os ovos, à temperatura ambiente, na panela com água fria. Leve ao fogo e conte os minutos a partir do momento que a água ferver (e então abaixe a chama do fogão): 4 minutos para ovos moles (a gema fica quente, mas ainda líquida), 6 minutos para os meio cozidos (a gema está parcialmente coagulada) e 12 minutos para os ovos duros. Para evitar a coloração esverdeada que pode se formar em volta da gema (reação entre o enxofre e o ferro presentes nos ovos), fique atento ao tempo do cozimento e resfrie rapidamente depois da cocção.

Frite em uma panela com superfície antiaderente e tempere com sal e pimenta
Fritos
São os mais fáceis, mesmo assim podem ter aspectos variados. O que influencia: 1) o tipo de gordura usada (que vai emprestar parte de seu sabor); 2) se a gordura vai ser jogada sobre o ovo; 3) se ele vai ser servido com a gema para cima (não virado) ou com a gema para baixo (virado uma vez).

Seja como for, frite em uma panela para sauté ou em uma chapa, preferencialmente com superfície antiaderente e tempere com sal e pimenta do reino enquanto ele cozinha. Para os perfeccionistas, aí vai um desafio: a temperatura ideal para fritar um ovo vai de 124º a 138º C (aquela que a manteiga faz barulho, mas não escurece).


A cada três ovos, acrescente uma colher de creme de leite e um pedaço de manteiga fria
Mexidos
“Se for seguir a técnica francesa clássica, o ovo mexido é feito em banho-maria”, explica o chef Benny Novak, do Ici Bistrô. Esse preparo consiste em colocar o ovo em uma tigela dentro de uma panela com água fervente e ir mexendo delicadamente. “Demora uns 15 minutos ou mais”, alerta.

Mas para fazer um ovo mexido mais prático, com resultado cremoso semelhante, Benny dá o caminho das pedras: “A cada três ovos, acrescente uma colher de sopa de creme de leite e um pedacinho de manteiga fria, ainda fora do fogo. Então leve ao fogo e, quando começar a coagular, retire, depois coloque de novo. A ideia é fazer isso até que fique úmido e ao ponto”, diz. Ao ponto? “Ovo também tem ponto, o que as pessoas ignoram. A maioria faz ovo seco”. Apesar de vários ingredientes figurarem nas receitas caseiras, a clássica leva só sal e pimenta-do-reino.


Só podem ser feitos com ovos frescos, do contrário, se espalham pela frigideira
Pochê
Sem dúvida, o mais difícil dos ovos triviais – mesmo sabendo a técnica é possível que você gaste algumas dúzias antes de acertar a mão. Sem gordura extra adicionada e base para receitas consagradas, como os ovos beneditinos, ou ainda complementos de sopas e caldos, eles só podem ser feitos com ovos frescos. “Caso contrário, se espalham pela frigideira como um trapo”, diz o capítulo de ovos do Professional Chef.

Uma dica para acelerar o cozimento é adicionar um pouco de vinagre (10ml para cada litro) e sal à água em uma panela funda o suficiente para submergir o ovo. Quebre o ovo, previamente mantido em temperatura ambiente, em um recipiente e, quando a água estiver levemente fervente, coloque o ovo na panela (fogo baixo, lembre-se!). Ele deve afundar e depois retornar à superfície. Depois de 3 a 4 minutos, já pode ser retirado com uma escumadeira.

O ovo como protagonista

Ainda que ovo tenha se instituído como prato rápido, para fazer na correria ou começar o café da manhã bem, o ingrediente dá margem para versões caprichadas ainda que de preparo simples. Alguns chefs estão dando mais espaço ao ovo como protagonista de pratos, não mero coadjuvante de receitas. No 210 Diner, Benny Novak destinou uma parte do menu só para eles. Há sugestões de ovos fritos ou mexidos, que podem ser acompanhados por salmão defumado, bacon ou salsichão, e boas opções de omeletes, com recheios a escolher ou com haddock defumado e molho mornay (veja a receita básica da casa abaixo).

A omelete feita à risca da técnica francesa é para deixar qualquer aprendiz de cozinha um tanto desesperado. Nesse método, o ovo, previamente batido, é colocado em uma frigideira, bem quente, que vai ser agitada frenéticamente muitas vezes, até que o prato fique pronto e “dobrado” sem a ajuda de uma espátula e em cerca de 15 segundos. Para quem quer ter uma ideia do que se trata, vale ver o vídeo da gourmet Julia Child demonstrando com maestria.

Mas nem todo mundo precisa estudar no Le Cordon Bleu para fazer uma boa omelete (ufa!). “O importante é saber que a omelete não é frita dos dois lados e que deve ser pouco dourada”, alerta Benny, que ensina a receita que você vê abaixo. Ela é um prato típico de bistrô, que figura ao lado de croques e crepes como opções simples e rápidas para comer bem, descomplicadamente.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Queijos e Cervejas combinação perfeita !!!



Queijos x Cervejas – sugestões básicas de harmonização*

Queijos frescos
Características: suaves, alta umidade
Tipos: ricota, mussarela de búfala, feta
Cervejas: Pilsen, Kölch, Weizenbier

Queijos com casca natural
Características: macios, cremosos, alta umidade
Tipos: chabichou, crottin de chavignon
Cervejas: Pilsen, fruit beers, Weizenbier

Queijos macios, de casca branca
Características: consistência quase cremosa, alta umidade – podem ter sabor suave ou intenso
Tipos: brie, camembert, St-maure
Cervejas: Pilsen, Weizenbier, Kölsh

Queijos semimacios
Características: sabor adocicado, textura macia e média umidade
Tipos: Serra da Estrela, St-Paulin, chevrotin
Cervejas: Strong Golden Ale, Pale Ale, Weizenbier, Weizenbock, Bière Brut

Queijos semiduros
Características: media maturação, textura tenra, sabor suave e adocicado
Tipos: gruyère, emmental, gouda
Cervejas: Pilsen, Pale Ale, Strong Golden Ale, Bière Brut

Queijos duros
Características: longa maturação, baixa umidade, textura seca e granulada
Tipos: Grana Padano, parmesão, cheddar e pecorino
Cervejas: Pilsen, Strong Golden Ale, Dunkel, Weizenbock, Pale Ale, Weihnachts Ale, Bière Brut

Queijos azuis
Características: sabores complexos, picantes e salgados. Quebradiços e gordurosos
Tipos: roquefort, stilton, gorgonzola
Cervejas: Weihnachts Ale, Pale Ale, Strong golden Ale, Bière Brut, Weizenbock

* Fonte: Eisenbahn

Espaguete ao alho e óleo com camarões e Vieiras !!!



Ingredientes:


6 vieiras
8 camarões
100g de espaguete
Brócolis
Alho a gosto
Cebola a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo:


Separe 100g de espaguete e cozinhe al dente por 8 minutos. Tempere as vieiras e os camarões com sal e pimenta do reino a gosto. Cozinhe alguns raminhos de brócolis e reserve. Na panela, coloque o óleo, o alho e a cebola. Faça um refogado sem deixar queimar. Em seguida, acrescente o espaguete, as vieiras e os camarões e. por fim, o brócolis. Sirva imediatamente.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sopa Carioca com calabresa e paio !!!



Ingredientes:

1 paio cozido e defumado
300g de linguiça calabresa defumada
250g de batata palito congelada
1 colher (sopa) de margarina
500g de feijão preto
2 dentes de alho amassados
Meia xícara (chá) de macarrão conchinha
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
Sal a gosto

Modo de Preparo:

Corte o paio e a linguiça calabresa em rodelas. Reserve. Deixe o feijão preto de molho em água suficiente para cobrí-lo, de um dia para o outro. No dia seguinte, troque a água e leve o feijão para cozinhar. Quando o feijão estiver macio, amasse-o um pouco com o auxílio da concha para engrossar o caldo. Em uma panela, aqueça a margarina e doure o alho, o paio e a linguiça calabresa. Acrescente o feijão, o macarrão, a batata palito e o sal. Misture bem e deixe terminar o cozimento, acrescentando mais água se necessário. Por último, acrescente a cebolinha e sirva a seguir.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Batata Gratinada com Cogumelos !!!



Ingredientes:

3 a 4 unidades (aproximadamente 700g) de batata Monalisa
350ml de leite integral
3 colheres (sopa) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
300g de cogumelos frescos (shitake, shimeji, paris)
Sal, pimenta do reino e noz moscada


Modo de fazer:

1. Pré aqueça o forno a 220°C.
2. Corte as batatas em rodelas finas.
3. Em uma panela coloque o leite, vinho e as rodelas de batata. Tempere com sal, pimenta e a noz moscada. Misture bem e leve ao fogo baixo até que as batatas fiquem "al dente".
4. Corte os cogumelos em fatias finas e reserve.
5. Aqueça bem uma frigideira e coloque a manteiga e o azeite. Mantendo a chama do fogão alta refogue os cogumelos (coloque poucos por vez para não formar água). Refogue os cogumelos até ficarem dourados e murchos. Tempere os cogumelos com sal e pimenta do reino.
6. Unte com manteiga um refratário que possa ir ao forno.
7. No refratário coloque camadas das rodelas de batatas e de cogumelos refogados. Regue tudo com o líquido do cozimento das batatas.
8. Leve ao forno para assar até que toda a superfície fique bem dourada.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Dificuldade: fácil

*A receita é de Patricia Abbondanza, chef de cozinha e sócia da Dedo de Moça, butique de treinamento personalizado em gastronomia.

Steak Backed Potato !!!



Ingredientes:

1 steak de 225g de baby beef (miolo de alcatra) cortado com, no mínimo, 2cm de altura
1 batata lisa com aproximadamente 250g
110g de sal grosso
10g de tomilho seco
10g de pimenta do reino em grãos
1 colher de chá de margarina
50g de mix de queijos (prato e mussarela)
1 colher de sopa de requeijão
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de bacon picado e frito
1 colher de chá de cebolinha picada

Preparo:

Steak:

Em um processador, colocar 100g de sal grosso, o tomilho, a pimenta do reino e triturar até se tornar pó (este é o tempero da carne). Reserve. Temperar a superfície do steak com a mistura de sal e condimentos e, em um chair broiller pré-aquecido, grelhar o steak por aproximadamente 5 minutos de cada lado para obter uma carne ao ponto.

Backed Potato:

Envolver a batata com a margarina, polvilhar 10g de sal grosso e levar a forno médio (160º) por 1 hora. Depois deste período de forno, fazer um corte no meio da batata, tendo o cuidado de não dividi-la. Colocar o mix de queijos, o requeijão, a manteiga, o bacon e a cebolinha. Sirva no mesmo prato a batata e o steak.


Dica do Barão: para seu Steak ficar mais saboroso coloque pimenta negra moida na hora em cima do Steak, quando a pimenta vai ao fogo ela perde sabor e ardência.



Serviço

Johnnie Pepper
R. Mário Ferraz, 528, Itaim Bibi.
Mais informações: tel. (11) 2528-3100 ou no site do local

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bolo Nutritivo com Ingredientes Selecionados !!!



Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farelo de trigo
1 xícara de fubá
1 ½ xícara de leite com baixa lactose
1 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sobremesa) de canela em pó

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o farelo de trigo, o fubá, o açúcar, adicione o leite com baixa lactose. Misture bem. Acrescente os ovos e o óleo. Por fim, adicione o fermento. Coloque a mistura em uma forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC, até que doure. Regue o bolo ainda quente com mel e polvilhe a canela em pó.


Redatora: Clarissa Mirzeian

terça-feira, 24 de maio de 2011

Dia Internacional do Café !!!



Corre uma lenda sobre as origens do café contando que, num dado momento do século III d. C., um pastor de cabras, chamado Kaldi, certa noite ficou ansioso quando suas cabras não retornaram ao rebanho. Quando saiu para procurá-las, encontrou-as saltitando próximo a um arbusto cujos frutos estavam mastigando e que obviamente foi o que lhes deu a estranha energia que Kaldi nunca vira antes. Dizem que ele mesmo experimentou os frutos e descobriu que eles o enchiam de energia, como aconteceu com o seu rebanho. Kaldi evidentemente i levou essa maravilhosa "dádiva divina" ao mosteiro local, mas as reações não foram favoráveis e ele ateou fogo nos frutos, dizendo serem "obra do demônio". O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava causando aquele maravilhoso perfume e os grãos de café foram rastelados das cinzas e recolhidos. O abade mudou de idéia, sugeriu que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de infusão eles davam, e os monges logo descobriram que o preparado os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação. Notícias dos maravilhosos poderes da bebida espalharam-se de um monastério a outro e, assim, aos poucos espalharam-se por todo mundo.

As evidências botânicas sugerem que a planta do café origina-se na Etiópia Central (onde ainda crescem vários milhares de pés acima do nível do mar). Ninguém parece saber exatamente quando o primeiro café foi tomado lá (ou em qualquer parte), mas os registros dizem que foi tomado em sua terra nativa em meados do século XV Também sabemos que foi cultivado no Iêmen (antes conhecido como Arábia), com a aprovação do governo, aproximadamente na mesma época, e pensa-se que talvez os persas levaram-no para a Etiópia no século VI d.C., período em que invadiram a região.

Mousse de Capuccino !!!



Ingredientes:

Mousse:

meio pacote de gelatina em pó sem sabor (6g)
3 claras
meia xícara (chá) de açúcar
1 lata de Creme de Leite
3 colheres (sopa) de café solúvel sabor cappuccino

Calda:

meia xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de café solúvel sabor cappuccino

Modo de Preparo:

Mousse:
Em uma tigela pequena, coloque a gelatina com meia xícara (chá) de água fria e leve ao fogo, em banho-maria, mexendo até dissolver. Reserve. Em uma panela, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos. Retire do fogo, transfira para a batedeira e bata até dobrar de volume. Em uma tigela, misture o creme de leite com o café solúvel sabor cappuccino e a gelatina reservada. Misture bem, junte as claras delicadamente e coloque em taças. Leve à geladeira por cerca de 4 horas ou até firmar.

Calda:
Em uma panela média, coloque o açúcar com o café solúvel sabor cappuccino e meia xícara (chá) de água e leve ao fogo médio até ferver. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos e retire do fogo. Depois de frio, sirva regado sobre a mousse.


Redatora: Clarissa Mirzeian

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Brigadeiro Moça Brasil !!!



Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de café solúvel
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de nozes moídas
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga para untar
40 grãos de café para decorar

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque o leite condensado, o café solúvel e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, misture as nozes , passe para um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e passe-as no chocolate em pó. Sirva em forminhas de papel decoradas com os grãos de café.


Redatora: Clarissa Mirzeian

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Polenta com Cogumelos !!!



Fonte:

chef Ana Soares, do restaurante Villa Cioè


Tempo de Preparo

Médio - 1 hora e meia

Rendimento


1 porção


Dificuldade de preparo

Fácil

Custo aproximado

Médio

Ingredientes:

Para a polenta:

40 g de polenta Instantânea de grano duro

200 ml de caldo de frango

Para o ragu de cogumelos:

15 g de shiitake
15 g de cogumelo paris
15 g de cogumelo portobello
15 g de shimeji
10 g de azeite de alho
30 g de plumas de parmesão
1 galho de alecrim fresco
2 g de salsa
2 g de cebolinha
10 g de tomilho

100 ml de caldo de frango
5 ml de azeite de limão
5 g de cebola
5 g de salsão
5 g de roux
sal de pimenta, o quanto baste


Modo de preparo:

Aquecer o ragú. Finalizar a polenta. Montar na cumbuca de serviço: polenta, ragú de cogumelos (sem cobrir totalmente a polenta), plumas de parmesão e regar com azeite de limão. Enfeitar com galho de alecrim fresco. Os cogumelos são assados no forno a lenha com tomilho, azeite de alho, sal de pimenta, roux e caldo de frango. É salteado na hora.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tiramissu com calda de café !!!



Ingredientes:

Para o tiramissu:

5 ovos (clara)
400ml de creme de leite fresco
400g de queijo mascarpone
80g de açúcar
100g de chocolate meio amargo
1 ½ caixa de biscoito champagne
calda do Biscoito:
150ml de café expresso
20ml de rum
50ml de licor de café

Para a calda de café:

5 gemas de ovos
250ml de café expresso
200ml de leite integral
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer:

Bata as claras em neve até formar picos duros. Junte o açúcar e bata por mais 3 minutos. Reserve. Bata o creme de leite até o ponto de chantilly, junte o mascarpone e mexa com a colher por mais alguns segundos. Junte à mistura de claras e mexa delicadamente.

Misture os ingredientes da calda. Faça camadas em uma fôrma para servir, depois faça uma camada de creme e espalhe as raspas de chocolate salpicando sobre o creme. Molhe os biscoitos na calda, arrume um ao lado do outro sobre o creme. Repita a operação até obter 4 camadas de creme e 3 de biscoito. Finalize com o chocolate picado.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Canja Francesa !!!



Ingredientes:

500g de filé de peito de frango temperado congelado
1 colher (sopa) de margarina
1 Creme de leite (200g)
2 litros de água
1 casca de canela
1 colher (sopa) de cebola ralada
2 talos de alho-poró fatiados
6 colheres (sopa) de arroz lavado
1 xícara (chá) de amêndoas torradas e processadas

Modo de Preparo:

Descongele o filé de peito de frango na véspera. No dia seguinte, leve-o para cozinhar na água com a casca de canela até que esteja bem macio. Retire os filés de frango, desfie em pedaços pequenos e passe o caldo por uma peneira. Reserve-os.
À parte, aqueça a Margarina e doure a cebola e o alho-poró. Acrescente os Filés de Frango desfiados, o caldo, o arroz e deixe cozinhar. No momento de servir, acrescente o creme de leite e salpique as amêndoas. Sirva quente.


Redatora: Clarissa Mirzeian

terça-feira, 17 de maio de 2011

Espagheti com Polpeta !!!



Ingredientes:

170 g de espaguete cozido
200g de filé mignon
1 colher sopa de azeite extra
1 colher sopa de cebola
190g de molho ao sugo
50g de cebolinha
2 dentes de alho
1 colher sopa cebola picada

Modo de Preparo:

Polpeta:
Moer a carne e temperar com alho, cebola, cebolinha e uma pitada de sal. Frite e termine o cozimento no molho ao sugo. Doure a cebola no azeite, coloque o molho ao sugo e deixe apurar. Em seguida acrescente a salsa e misture com a polpeta.

Para acompanhar:
Acompanhe o prato com um vinho tinto, a sugestão da casa é o tinto chileno Vilas Montes Cabernet Sauvignon por ser um vinho frutado, com boa estrutura e aroma cativante.


Serviço:

Mr. Lenha
Onde: Av. Érico Veríssimo, 970. Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Tel: (21) 2491-1244

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Bolinho de Mandioquinha com Bacon !!!


Ingredientes:

500g de mandioquinha
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de chá de azeite
150g de bacon em cubos pequenos
2 dentes de alho picados
cebolinha a gosto
sal a gosto
óleo para fritar

Cozinhe a mandioquinha, descascada, até amolecer. Amasse, deixe esfriar um pouco e misture a farinha e o ovo. Reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira e doure o bacon e o alho, adicionando as cebolinhas no final. Junte o bacon à massa de mandioquinha e tempere com sal a gosto. Pegue porções de massa com a colher e frite em óleo quente, até dourar. O óleo não pode estar quente demais, para não queimar o bolinho sem que o meio esteja cozido. Deixe os bolinhos escorrerem em papel absorvente depois de fritos e sirva ainda quentes.

sábado, 14 de maio de 2011

Salada Marinada de Salmão !!!


ngredientes:

Para a salada:

(Meio pé) 150 gr Radiccio
(Meio pé )200 gr alface americana lavadas e selecionadas
3 unidades de tomate cereja

Para a marinada:

Fatias de filé de salmão
Suco de duas laranja
sal grosso a gosto
pimenta do reino branca moida na hora a gosto
erva doce fresca cinco raminhos

Para o molho:
20 ml (duas colheres de chá) de azeite de oliva
50 ml (cinco colheres de chá) de suco de limão siciliano
sal (a gosto)
pimenta do reino branca moída na hora (a gosto)
5 folhinhas de hortelã picado


Modo de fazer:

Salmão:

Misture os ingredientes da marinada e tempere o filé de salmão sem espinhas com pele e envolva em filme plástico, reserve na geladeira um dia antes de servir.

Molho:
Misture os ingredientes em recipiente apropriado e tempere com sal e pimenta. Reserve.

Montagem:
Separe as fatias de salmão o mais finas que puder e disponha no prato Misture as folhas da salada com o tomate cereja em uma cuba e tempere com o molho reservado. Monte sobre as fatias de salmon e decore com laminas de limão. Sirva esta salada refrescante como entrada de um dia de verão em plena folia carnavalesca.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Costeleta de Carneiro com Crosta de Ervas !!!



Ingredientes:

1 kg de costeleta de carneiro
3 colheres (sopa) de suco de limão
3 brioches médios ou 2 pães franceses amanhecidos
5 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de cebola ralada
1 colher (sopa) de salsinha desidratada
1/2 pimenta dedo-de-moça picada
1 xícara (chá) de cebolinha verde picada
3 colheres (sopa) de mostarda
sal a gosto

Modo de Preparo:

Limpe as costeletas, retire o excesso de gordura, lave e enxugue com papel toalha. Tempere com o suco de limão misturado com sal e coloque-as em uma assadeira. Leve para assar em forno médio por 40 minutos, ou até as costeletas ficarem macias. Retire. Enquanto isso, parta os pães em fatias e espalhe 2 colheres (sopa) de manteiga. Disponha-os em uma assadeira e leve ao forno médio até dourarem. Retire e esmigalhe-os grosseiramente com as mãos ou com a ajuda de um batedor. Reserve. Coloque em uma panela a manteiga restante e a cebola e refogue até dourar. Junte a salsinha, a pimenta e a cebolinha e refogue por mais 1 minuto, sem parar de mexer. Retire e misture com o pão. Pincele as costeletas com a mostarda e distribua a mistura de pão temperado, apertando com delicadeza. Volte as costeletas ao forno médio e deixe por mais 25 minutos, ou até a crosta dourar. Retire do forno e sirva com Purê de Cenoura. Coloque em uma panela 4 cenouras médias limpas e picadas, 2 xícaras (chá) de suco de laranja, 1 colher (sopa) de rum, 1 colher (chá) de açúcar e sal a gosto. Leve ao fogo e cozinhe até a cenoura ficar bem macia. Retire e bata-a no liquidificador juntamente com 1/2 xícara (chá) de iogurte natural. Em outra panela, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e refogue 1 xícara (chá) de cebola ralada. Despeje o creme de cenoura e cozinhe, sem parar de mexer, até o purê ficar homogêneo. Acerte o sal, se necessário.

Fonte: Revista Água na Boca

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Palha Italiana !!!



Ingredientes:

1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de chocolate em pó
200 ml de creme de leite fresco
1 pacote de biscoito de baunilha ou amido

Modo de Preparo:

Em uma panela despeje o leite condensado. Em seguida, o chocolate em pó e mexa até chegar quase num ponto de brigadeiro. Deixe esfriar um pouco e acrescente o creme de leite. Coloque em uma forma uma camada de chocolate, uma camada de biscoito, até a última camada que deve ser de chocolate. Para finalizar a decoração, esfarele um pouco do biscoito, formando uma farinha e jogue em cima. A palha italiana está pronta para ser degustada.


Serviço:

Restaurante Nomangue
Onde: Estrada Coronel Pedro Correa, 122 lojas A e B, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Quando: de segunda a quinta de 12h às 23h. Sexta e sábado de 12h às 0h. Domingos e feriados de 12h às 20h.
Tel: (21) 2441-4195 / 3416-8821

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Salada Fria de Fusilli Com Presunto !!!



Ingredientes:

500 gr de fusilli cozido(s)
100 gr de presunto tipo parma Sadia fatiado(s)
1 1/2 xícara(s) (chá) de creme de leite Mococa sem soro
1 talo(s) de salsão
2 colher(es) (sopa) de maionese
2 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
2 colher(es) (sopa) de cebolinha verde picada(s)
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca




O macarrão já deve estar cozido e frio, pois se estiver quente, pode separar os outros ingredientes.
Corte o presunto tipo Parma em tirinhas finas e reserve.
Corte o talo de salsão bem fininho e reserve também.
Em uma saladeira, misturemuito bem todos os ingredientes, inclusive o Parma e o salsão.
Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

Dicas Importantes pro dia a dia da cozinha !!!

1. O que entra primeiro no refogado, o alho ou a cebola?
A cebola, porque o alho queima primeiro.

2. Como faz para comer alho e não ficar lembrando dele no dia seguinte?
Fácil. Tem de partir e tirar aquele miolinho. Também não pode fritar demais

3. Dá para cortar cebola sem chorar?
Depende da idade da cebola. Quanto mais nova, mais água ela tem e mais lágrimas produz.

4. Qual o melhor jeito de esquentar arroz?
No forno de microondas com um pouquinho de água para não ressecar.

5. Como faz para limpar cogumelos? Pode lavar?
Nunca. Ele absorve muita água, perde a textura, fica encharcado. No máximo utilize uma esponja úmida, uma escova de cerdas macias ou papel toalha.

6. É certo botar um fio de óleo na água de cozimento do macarrão?
Não. O óleo penetra na massa e, além de ela ficar pesada, dificulta a absorção do molho. Para não grudar, o importante cozinhá-la em bastante água e sal (são 100 gramas de sal para cada litro de água).

7. Tem mesmo que lavar o macarrão depois de escorrer?
Só se ele não for servido na hora, para interromper o cozimento. Caso contrário, deve ir direto do escorredor para o molho.

8. Como saber se o óleo de fritura está quente?
O bom e velho truque das avós de jogar o fósforo dentro da gordura e esperar que ele acenda é infalível. Outra dica é encostar a colher de pau no óleo. Se ele soltar bolhinhas, está bom.

9. O feijão deve ser temperado antes ou depois de cozido?
Tanto faz. Isso é questão de gosto.



10. Pode botar sal na carne antes de ela ir ao fogo?
Jamais! O sal desidrata a carne e só deve ser colocado segundos antes de ela ir para a panela. Quanto mais tempo antes de cozinhar eles ficarem em contato, maiores as chances de a textura da carne se descaracterizar e ela perder a umidade. No caso de carnes grelhadas, melhor ainda selar antes de temperar. Assim, ela cria uma capa de proteção e fica muito mais suculenta.

11. Como saber se o fermento está bom?
É só botar uma colher de café em um copo de água. Se espumar, está bom.

12. Como deixar a clara do ovo frito cozida e a gema molinha?
Quando isso acontece, é porque o fogo está muito alto. A chama média é suficiente pra coagular a clara inteira sem queimar.

13. Como evitar que a batata crua e cortada escureça?
Basta deixá-la imersa em água fria, depois de descascada.

14. Como faz para servir maçã crua sem ela ficar escura?
É só botar de molho em água com limão.

15. É verdade que depois de descongelar o alimento ele não pode ser congelado de novo?
Sim. O congelamento é um processo agressivo para o alimento. Transforma as fibras, diminui o volume, altera o sabor. Fazer o ingrediente passar por isso mais de uma vez, além de desastroso para o paladar, pode ser perigoso para a saúde.


16. É verdade que só pode abrir o forno com bolo depois de 30 minutos?
Depende da massa, mas, em geral, sim. Essa primeira meia hora é o tempo que o bolo precisa para se estruturar e ficar firme. Assim, a não ser que o dia esteja quente e sem vento, uma corrente de ar frio certamente irá derrubá-lo.

17. Como faz para deixar o suspiro crocante?
Basta deixar a porta do forno entreaberta, com uma colher de pau, e o forno bem baixinho. O suspiro não pode assar e sim secar.

18. Como precisar a temperatura do forno se não estiver especificado no botão de controle? Se o manual do fogão já estiver no lixo, o jeito é checar as temperaturas mínima e máxima e regular a olho.



Utensílios:

19. Que tipo de alimento deve entrar primeiro no copo do liquidificador?
A resposta está embutida no nome do eletrodoméstico: primeiro os líquidos. Alimentos sólidos forçam muito o motor.

20. Qual o limite de água na panela de pressão?
Até, no máximo, a metade da panela.

21. Depois de a panela de pressão apitar, em quantos minutos o feijão estará cozido?
Isso também varia de acordo com a idade do grão e a receita. Mas deve-se contar, no mínimo, 15 minutos depois que a panela apitar.

22. Pode abrir a lata de leite moça cozido na panela de pressão ainda quente?
Nem pensar! O interior da lata ainda está sob pressão, a queimadura é certa.


23. Como faz para tirar o cheiro de alho das mãos?
Basta lavar a mão em água corrente, sem esfregar.

24. Qual a ordem certa de lavar a louça?
Copos e xícaras; pratos e pires; talheres; potes e travessas; e, por último, panelas. Assim, os copos não ficam com cheiro de gordura e fica mais fácil organizar a louça no escorredor.

25. Qual o melhor recipiente para guardar alimentos na geladeira?
Em recipientes plásticos ou de vidro, mas sempre com tampas. O importante é nunca guardar alimentos abertos. Eles ficam ressecados e deixam cheiro na geladeira

domingo, 8 de maio de 2011

Doce de Leite no Tacho de Cobre !!!



Doce de leite:

Receita: Cora Coralina, extraída do livro Cora Coralina – doceira e poeta, Global Editora/Editora Gaia.

Ingredientes
3 litros de leite
3 xícaras (chá) de açúcar
1 pau de canela ou casca de 1 limão

Modo de preparo
Coloque o leite e o açúcar em um tacho de cobre e leve ao fogo com um pires virado para baixo (no fundo do tacho) para que o leite não derrame.
Deixe ferver até que comece a engrossar, retire o pires, coloque o pau de canela e mexa sem parar, até dar a consistência de um creme.
Retire do fogo e disponha em uma compoteira. Sirva gelado.
Se preferir o doce em pedaços, deixe mais 20 minutos em fogo baixo, mexendo sempre. Despeje em um tabuleiro para esfriar e corte.

Dica
Para o leite não talhar, coloque uma colher (de café) de bicarbonato, quando o doce começar a engrossar.

sábado, 7 de maio de 2011

O Purê Perfeito !!!



Ingredientes:

1,2kg de batata asterix
2 litros de leite integral
1 folha de louro
1 ramo de tomilho
1 dente de alho
Sal a gosto

Para a finalização (a quantidade depende da consistência desejada):
Creme de leite fresco
500g de manteiga

Modo de preparo:

Descasque as batatas. Corte-as ao meio e coloque numa panela juntamente com o leite integral, o louro, o tomilho, o alho e o sal. Complete com um pouco de água para cobri-las inteiramente e cozinhe durante aproximadamente 1 hora.

Escorra e descarte o tomilho e o louro. Passe pelo passe-vite ou por uma peneira e, em seguida, com um fouet, incorpore o creme de leite e a manteiga na quantidade necessária. Verifique o tempero e sirva imediatamente.

Dica
Se o purê estiver com textura elástica, incorpore um pouco de água quente e bata com fouet para adquirir a consistência correta.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Empadinhas Doces: Maça com Canela !!!



Ingredientes:

Massa:
1 kg de farinha de trigo
500 gramas de margarina (com 55% de lipídeo)
1 gema de ovo
Sal a gosto

Recheio:
1kg de maçã
700ml de leite
Canela em pó a gosto
70 gramas de maisena
50 gramas de açúcar

Modo de Preparo:

Massa
Coloque em um recipiente a farinha de trigo, a farinha integral e 500 gramas de margarina com 55% de lipídeo. Acrescente o sal e misture até formar uma massa homogênea e reserve.

Recheio
Descasque a maçã para obter somente a poupa da fruta. Faça uma calda de açúcar com canela e acrescente a polpa da maçã. Faça um doce de maçã com açúcar, canela e a polpa da fruta. Depois disso, forre uma forminha com 3mm de massa e recheie. Em seguida cubra com uma tampa de massa também fina. Leve

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bolo de Chocolate com toque de Café !!!



INGREDIENTES:

220 g de chocolate meio amargo
2 / 3 de xícara 180g de manteiga
1 colher de chá 2 g de café solúvel
3 ovos
3/ 4 de xícara de açúcar cristal marrom claro
1 / 2 colher de chá 1 g de sal
3 / 4 xícara de farinha de trigo
1 / 2 de colher de chá de fermento em pó


MODO DE PREPARO:

Atualmente existem tipos diferentes de sal à venda, então utilizei no lugar de sal de cozinha comum utilizei um sal com um pouco de pimenta. O gosto não aparece, mas contribui no sabor final do bolo.

Derreta, no banho-maria, o chocolate com a manteiga e o café. Misture sem parar até obter um creme homogêneo.
Bata os ovos com o açúcar e o sal, acrescente o chocolate com a manteiga já morno, e por último a farinha peneirada com o fermento. Não aumente a quantidade de fermento que o bolo fica sem graça. Não bata demais para o bolo não ficar duro depois de pronto, um minuto em cada etapa é mais do que suficiente.

Asse no forno baixo, previamente aquecido, em uma forma com o fundo forrado com papel manteiga, untada e polvilhada com farinha de trigo. Solte o bolo ainda morno da forma. Vire sobre um prato e desvire para o prato em que for servi-lo. Polvilhe com chocolate em pó peneirado. Sirva com sorvetes.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Picanha Invertida !!!



Ingredientes:

1 picanha de cerca de 1,5 kg
400 g de provolone
100 g de bacon
Orégano
Sal grosso

Modo de Preparo:

1.Fure a picanha no sentido diagonal, deixando 1,5 cm nas laterais
2.Vire a ponta para dentro, deixando no avesso, cuidado no corte para não atravessar as laterais de um lado ao outro
3.Recheie com o provolone picado temperado com orégano e o bacon, também picado
4.Feche as aberturas com palitos
5.Salgue com o sal groso
6.Coloque em uma assadeira untada ou se preferir leve para churrasqueira
7.Deixe assar a seu gosto, virando de 15 em 15 minutos

terça-feira, 3 de maio de 2011

Escondidinho de Costela de Boi e Aipim !!!



Ingredientes:

Para o purê:

600g de aipim cozido
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher de (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Para o recheio:

500g de costela de boi temperada a gosto cozida (na panela de pressão), desossada e desfiada
1 alho-poró médio picado
1 cenoura média picada e levemente pré-cozida
1 lata de tomate pelado picado
Cebolinha a gosto
Pimenta-biquinho para decorar
30g de manteiga
1 xícara (chá) de requeijão
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

Modo de preparo:

Derreta a manteiga e refogue o alho-poró a cenoura os tomates. Acrescente a costela desfiada com um pouco do caldo dela e deixe apurar. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha. Misture rapidamente.
Em outra panela, coloque o aipim amassado, acrescente o leite, a manteiga ate chegar a ponto de purê. Montagem: Colocar metade do purê e o recheio, cobrir com requeijão e depois com o restante do purê de aipim. Salpicar queijo parmesão por cima levar ao forno até gratinar. Pode enfeitar com pimenta-biquinho.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sopa de Lentilha com Calabresa e bacon !!!



Ingredientes:

250 grama(s) letilha de puy (lentilha francesa)
1 unidade(s) cebola média
1 unidade(s) tomate médio
150 grama(s) bacon
150 grama(s) chouriço
1 unidade(s) folha de louro
sal e pimenta


Modo de preparo:

Coloque em uma panela as lentilhas, o tomate inteiro sem olho, a cebola, o bacon, o chorizo e a folha de louro. Adicione 1l de água e cozinhe até a lentilhas ficarem "al dente". Depois coe e reserve o caldo. Bata este no liquidificador com o tomate e a cebola. Tempere com sal e pimenta. Para servir corte o bacon em quadrados e o chorizo em rodelas. Junte o caldo e as lentilhas e sirva em prato fundo.