sábado, 30 de abril de 2011

Empanadas Galegas, o lado hispânico do sabor !!!



Ingredientes:

Para a massa:

500g de farinha
1 colher (sopa) de vinho branco
1 colher (chá) de azeite
1 colher (sopa) de banha
1 pitada de açúcar
1 gema para pincelar a superfície da empanada
Farinha para polvilhar a superfície de trabalho quanto baste
Gordura para untar a fôrma quanto baste
Sal a gosto

Para o recheio de sardinhas:

1kg de sardinhas pequenas limpas
6 cebolas grandes picadas finamente
5 colheres (sopa) de azeite
2 pimentões verdes picados finamente
4 tomates sem pele cortados em pequenos cubos
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Massa:

Peneire a farinha em uma tigela larga e abra uma cova no centro. Adicione o vinho branco, o azeite, a banha, o sal, o açúcar, algumas colheres de água morna e misture tudo até conseguir uma massa macia. Coloque a massa na geladeira e deixe repousar por alguns minutos. Divida a massa ao meio, estenda uma das partes sobre uma superfície polvilhada com farinha e coloque-a numa forma untada. A massa deve transbordar da forma. Distribua o recheio. Estenda a outra metade da massa e coloque-a sobre o recheio, como uma tampa. Una as bordas, pincele com uma gema e leve ao forno a 180º.C durante cerca de 30 minutos ou até dourar.

Recheio de sardinhas
Numa frigideira grande, refogue as cebolas no azeite até ficarem translúcidas. Acrescente os pimentões e os cubinhos de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo brando. Distribua as sardinhas pela base da massa da empanada e cubra com o refogado de legumes. Leve ao forno.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Prepare um Pavê de Nozes com Biscoito de Chocolate inspirado no casamento real !!!



Ingredientes:


Creme Inglês com Nozes
½ litro de leite
5 gemas
150g de açúcar
1 colher (sopa) de maisena
2 gotas de essência de baunilha
400g de nozes, moídas



Calda Caramelada:


1 xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de leite

Para a montagem:


½ pacote de biscoito maizena (400g)
1 xícara (chá) de licor de chocolate
1 pacote de tortinhas chocolate (140g)
nozes picadas para decorar

Modo de Preparo:


Comece preparando o creme inglês com nozes. Ferva o leite e deixe amornar. Passe as gemas pela peneira e leve-as à batedeira com o açúcar e bata até ficarem esbranquiçadas. Junte o leite aos poucos, acrescente a maisena e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, acrescente a essência de baunilha, as nozes moídas e mexa delicadamente. Deixe esfriar.

Para a calda:


Numa panela pequena, derreta o açúcar até o ponto de caramelo. Acrescente o leite e ½ xícara (chá) de água e mexa até dissolver todo o caramelo formado. Retire do fogo e reserve.

Montagem:


Leve ao processador o Tortinhas Chocolate Adria e bata até obter uma farofa, reserve. Monte o pavê de nozes num refratário médio da seguinte maneira: biscoito Maizena Adria umedecidos no licor de chocolate, creme inglês com nozes, calda caramelada, biscoito Maizena Adria umedecidos no licor de chocolate, creme inglês com nozes, calda caramelada, finalize com a farofa de Tortinhas Chocolate Adria e decore com nozes picadas. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Torta de Panqueca !!!



Ingredientes:

Massa:

1 colher (café) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de leite integral
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos

Recheio (carne)

1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picadinha
1 dente de alho picado
500 g de carne moída magra
½ lata de milho verde
1 xícara de cenoura ralada
200g de queijo parmesão ralado

Molho
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
800ml de leite integral
½ cebola
1 folha de louro
Noz moscada a gosto

Modo de Preparo:
Massa
Bata o leite integral, a farinha de trigo, os ovos e o sal até formar uma mistura cremosa. Unte uma frigideira pequena com óleo e coloque 1/2 concha de massa. Espalhe-a mexendo a panela até cobrir todo o fundo. Doure e vire. Repita a operação até que toda a massa termine. Reserve.

Recheio
Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente a carne e deixe cozinhar. Acrescente o milho e a cenoura. Corrija o sal. Reserve o recheio.

Molho
Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a farinha. Mexa até que a mistura comece a ficar com uma espuma esbranquiçada na superfície. Adicione o leite integral enriquecido com ferro Batavo frio, mexendo sempre para evitar a formação de grumos. Adicione a cebola (sem picar) e o louro. Deixe ferver em fogo brando até que o molho engrosse. Temperar com noz moscada e sal. Coe o molho (para retirar a cebola, o louro e possíveis grumos). Reserve.

Montagem
Em uma travessa, arrume as panquecas e o restante dos ingredientes em camadas. Comece com o molho, depois coloque uma panqueca, a carne, o molho e o queijo parmesão. Repita a operação até que a travessa esteja cheia. Finalize com uma panqueca, molho e queijo ralado. Aqueça em forno baixo até que o queijo derreta.


Redatora: Clarissa Mirzeian

terça-feira, 26 de abril de 2011

Crepe de Tomate Seco e Queijo !!!



Tempo de Preparo

Médio - 1 hora e 30 minutos

Rendimento


4 porções


Dificuldade de preparo

Médio

Custo aproximado

Médio

Ingredientes




Para os crepes:

1 e 1⁄4 de xícara (chá) de leite integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1⁄2 xícara (chá) de creme de leite
2 ovos grandes
4 colh (chá) de açúcar
uma pitada de sal
1 colh (sopa) de manteiga sem sal
400 g de queijo cheddar branco ralado
60 g de queijo feta esmigalhado
3⁄4 de xícara (chá) de tomate seco em conserva de óleo, escorrido e finamente fatiado
1⁄2 xícara (chá) de azeitona preta sem caroço fatiada
6 fatias finas de presunto cru cortadas em bocados

Para a salada:

1⁄4 de xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
3 colh (sopa) de vinagre de vinho tinto
sal e pimenta-do-reino moída na hora
4 xícaras (chá) de folhas frescas de rúcula
1⁄4 de pepino raspado, cortado ao meio ao comprido e depois fatiado na transversal
8 tomates-cereja cortados ao meio
2 colh (sopa) de manjericão fresco picado


Modo de preparo




Os crepes:

Ponha no liquidificador o leite, a farinha, o creme de leite, os ovos, o açúcar e o sal e bata até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para uma tigela média e deixe descansar por 30 minutos.
Preaqueça o forno a 90 °C. Aqueça uma frigideira antiaderente de 20 cm em fogo médio-baixo. Esfregue um pouco da manteiga num pedaço de papel de cozinha e unte com ele a frigideira. Ponha 3 colheres (sopa) da massa no centro da frigideira e gire-a para cobrir o fundo com uma camada fina da massa. Cozinhe até as bordas da massa ficarem ligeiramente marrons – cerca de 1 1⁄2 minuto. Com uma espátula, solte as bordas e, cuidadosamente, vire o crepe. Salpique sobre metade do crepe um pouco de queijo cheddar, depois um pouco de queijo feta, tomate seco, azeitona e presunto. Cozinhe até que as bordas comecem a formar manchas marrons e o queijo derreta – cerca de 1 minuto. Dobre a metade livre do crepe sobre a recheada, transfira para uma assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno para mantê-lo aquecido enquanto você faz os outros crepes, repetindo a operação com o restante da massa e do recheio, untando a frigideira com manteiga sempre que for necessário. Você terá 8 crepes no total.

A salada:

Bata o azeite e o vinagre em uma tigela e tempere o vinagrete com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma tigela grande, misture a rúcula, o pepino, o tomate. e o manjericão com parte do vinagrete. Tempere a salada com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Faça um montinho de salada em cada prato. Ponha dois crepes em cada um ao lado da salada. Regue tudo com o restante do vinagrete e sirva.



Dica




Os crepes são veículos para levar sabores maravilhosos. Os recheios ficam por sua conta, e podem ser tão fantásticos quanto este ou simples como queijo e presunto ou creme de avelã com chocolate e banana fatiada. Se você tiver muitos convidados para o almoço, servir crepes é uma boa maneira de deixar cada um alimentado de acordo com suas necessidades dietéticas e preferências.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Espaghetti com Camarão !!!



Ingredientes:
100 gramas de spaghetti numero 7
300 gramas de camarões médios sem casca
5 dentes de alho picados
pimenta calabresa seca
salsinha fresca picada
30 ml de azeite extra virgem
1/2 limão siciliano

Modo de Preparo:
Ferva o spaghetti em água salgada. Deixa a massa cozinhar e 5 minutos antes dela ficar pronta, acrescente em uma frigideira o azeite e o alho. Quando o alho começar a dourar junte os camarões e a pimenta calabresa seca. Espere até os camarões ficarem cozidos (cerca de 3 minutos). Escorra e spaghetti e coloque-o na frigideira com os camarões. Finalize com uma colher de sopa da água em que foi cozida a massa. Coloque sal a gosto, salsinha fresca picada e esprema um pouco de limão siciliano. Misture tudo bem e sirva bem quente.


Redatora: Clarissa Mirzeian

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ovinhos Crocante !!!



Ingredientes:

Meia xícara (chá) de castanhas-de-caju triturada
1 tablete de chocolate (500g)

Modo de Preparo:

Pique a cobertura de chocolate, divida em três partes iguais e despeje duas partes em uma tigela bem seca. Torne a picar finamente a parte restante e reserve. Aqueça uma panela com água até que atinja a temperatura de 48°C, ou seja, suportável ao contato da mão. Retire do fogo.

Coloque a tigela com as duas partes de chocolate na panela de água quente, mexendo lentamente até derreter completamente. Retire a tigela do banho-maria e junte o restante do chocolate picado. Mexa até derreter completamente. Continue mexendo para esfriar até 28°C (encostando um pouco de chocolate no lábio, a sensação deve ser de frio).

Espalhe uma camada de chocolate em formas para mini ovos de Páscoa e leve-as à geladeira para secar com a cavidade voltada para baixo. Repita a camada de chocolate e polvilhe castanhas-de-caju. Leve à geladeira até secar e desenforme. Junte duas metades para formar um ovinho e embale em papel de alumínio.

Dica: Se desejar, substitua a castanha-de-caju por flocos de arroz ou outro tipo de castanha.

Solte sua imaginação e surpreenda a todos nesta Páscoa

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Colomba Pascal !!!



Ingredientes:

Massa:

4 tabletes de fermento biológico fresco
6 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo especial
1 1/2 xícara de chá de açúcar refinado
1 1/2 xícara de chá de leite integral - morno (35° c)
1 1/2 xícara de chá de margarina sem sal
2 colheres de sopa de sal refinado
4 unidades de gemas de ovos
1 xícara de chá de água - morna (35° c)
2 xícaras de chá de frutas cristalizadas
1 1/2 xícara de chá de uva passa sem semente

Cobertura:

2 xícaras de chá de farinha de trigo especial
1 xícara de chá de açúcar refinado
1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
4 unidades de claras de ovos


Decoração:

1 xícara de chá de castanha de caju torrada sem sal – triturada

Modo de Preparo:

Misture o fermento biológico fresco no leite morno. À parte bater o açúcar, as gemas, a margarina até formar um creme. Reserve. Misture a farinha, o leite, a água, o creme e misture até obter uma massa macia; acrescente as frutas cristalizadas e as uvas passas, misture novamente. Divida a massa em duas partes, colocando cada parte em formas para colomba com capacidade para 750 grs. Deixe descansar por duas horas até que a massa atinja a borda da forma. Misture os ingredientes da cobertura (farinha e açúcar) e depois acrescente as claras. Reserve. Coloque a cobertura, decore com as castanhas e leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 60 minutos. Polvilhe o açúcar confeiteiro.


Dica: O tempo de cozimento irá variar conforme o tamanho dos pães. No inverno cobrir os pães com pano úmido e deixar crescer ao lado do forno.


Redatora: Clarissa Mirzeian

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Costeleta de Carneiro !!!


Ingredientes:


costela de cordeiro (280g)

½ maço de hortelã

sal grosso

manteiga

caldo de galinha

alho batido

vinagre

shoyo



Modo de Preparo:


Separe a costela de cordeiro (com corte francês), calcule cinco partes por prato e tempere com sal grosso. Em seguida deixe assar na parrilla (caso não tenha, use churrasqueira) e regue sempre com manteiga. Até ficar ao ponto de seu gosto. Para fazer o molho de hortelã (vale a pena preparar em grande quantidade e, se for o caso, armazenar. Aqui calculamos cerca de 500 ml), bata no liquidificador os seguintes ingredientes: ½ maço de hortelã, 5 g de caldo de galinha, 5 g de alho batido, 5 ml de vinagre e 5 ml de shoyo. Deixe lá até ficar cremoso. Pronto. Agora é só harmonizar o prato. Coloque as costelas, uma ao lado da outra, e dê um toque de sofisticação com uma pimenta dedo-de-moça. Outra sugestão é salpicar um pouco de orégano para a finalização. E claro, não se esqueça do molho de hortelã, que pode ser servido em um potinho ao lado do prato ou até mesmo por cima da carne. Eband.com.br

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Empadão de Bacalhau !!!


Ingredientes: Massa 1 tablete de Fermento Biológico Fresco (15 g) 1 colher (chá) de açúcar 2 colheres (sopa) de queijo ralado 1 tablete de manteiga em temperatura ambiente (200 g) 1 ovo ½ xícara (chá) de leite 1 colher (chá) de sal 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g) Recheio 1 colher (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de manteiga 2 dentes de alho 1 cebola picada 2 tomates sem pele e sem sementes 400 g de bacalhau dessalgado, cozido, desfiado e sem espinhas Sal e molho de pimenta 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de leite 3 colheres (sopa) de salsinha picada 10 azeitonas verdes picadas 1 gema para pincelar Modo de Preparo: Faça a massa: misture o fermento no açúcar até dissolver, junte o queijo, a manteiga, o ovo, o leite, o sal e a farinha de trigo, misturando até formar uma massa homogênea. Faça o recheio: aqueça o azeite e a manteiga; doure o alho, a cebola, os tomates, o bacalhau, o sal e a pimenta; e refogue bem. Dissolva a farinha de trigo no leite e acrescente ao refogado, mexendo até obter um creme. Por último, coloque a salsinha e as azeitonas. Montagem: divida a massa em 2 partes e abra-as com um rolo. Forre uma forma (23 cm de diâmetro) com uma metade da massa. Coloque o recheio e cubra com a outra metade. Pincele a gema sobre a torta e leve para assar em forno médio (180° C) por 30 minutos ou até que fique dourada. Redatora: Clarissa Mirzeian

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bacalhau Espiritual !!!


Ingredientes:



500g de bacalhau cozido e desfiado 200 g de cebola picada 50 ml de azeite 300 ml de leite 150 ml de creme de leite 2 dentes de alho picados 1 cenoura media ralada 1 pão francês molhado no leite Queijo ralado para gratinar a gosto






Modo de preparo:


Cozinhe o bacalhau por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo, escorra a água e desfie; reserve. Refogue alho, azeite, cenoura e cebola por 4 minutos. Acrescente o bacalhau cozido, leite, creme de leite e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente o pão e mexa até ele desmanchar. Coloque tudo em uma assadeira, salpique queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bruschetta Italiana !!!


Ingredientes: 20 fatias de pão italiano 4 colheres (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de azeite 3 dentes de alho picados 6 tomates pelados italianos Sal e pimenta a gosto ½ xícara (chá) de azeitonas pretas picadas da San Marco Alimentos 150 g de mussarela ralada grossa 100 g de queijo parmesão ralado Folhas de manjericão a gosto Modo de fazer: Em uma assadeira coloque as fatias de pão e pincele com a manteiga. Leve ao forno pré - aquecido a 200°C até dourar. Reserve. Em uma frigideira aqueça o azeite, doure o alho, junte o tomate pelado, o sal, a pimenta e as azeitonas pretas. Misture tudo e desligue o fogo. Distribua o refogado de tomate sobre cada fatia de pão, cubra com mussarela e o parmesão ralado e retorne ao forno até derreter o queijo. Coloque em uma travessa, salpique as folhas de manjericão e sirva em seguida. Variação: O molho pode ser incrementado com o champingnon ou com o funghi. As bruschettas podem ser servidas acompanhadas de cebolas em conserva.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Brigadeiro de Colher com Castanhas !!!


Ingredientes:


½ pacote (200g) de leite em pó desnatado instantâneo light 1 xícara de chá de água Açúcar a gosto 1 colher de sopa de manteiga sem sal 4 colheres de sopa de achocolatado em pó 3 castanhas do Pará bem trituradas


Modo de Preparo:


Dissolva o leite em pó desnatado instantâneo light na água e adoce a gosto. Leve esta mistura ao fogo médio, adicionando a manteiga e o achocolatado. Mexa sempre até que levante fervura e adquira consistência de brigadeiro. Desligue e acrescente as castanhas. Coloque em copinhos, ainda quente, e sirva frio. Redatora: Clarissa Mirzeian

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Torta de Banana com Frango Desfiado !!!


Ingredientes: Para o arroz: 1 colher (sopa) de óleo de milho (10 ml) 1 dente de alho picado 2 xícaras (chá) de arroz (340 g ) sal a gosto 3 ovos cozidos picados 5 ramos de salsa picados 5 talos de cebolinha fatiados Para o frango: 2 colheres (sopa) de óleo de milho 1 kg de sobrecoxas de frango sal a gosto pimenta-do-reino moída na hora 2 dentes de alho picados 1 cebola grande (180g) 3 tomates picados (350g) 1/2 pimentão vermelho cortado em cubos 1 folha de louro 2 ramos de tomilho fresco 1 ramo de alecrim fresco 1 lata de ervilha (225g) Para as bananas e montagem 2 colheres (sopa) de manteiga (28 g) 6 bananas dágua (banana da terra) 300g de queijo meia cura ralado Modo de Preparo: Aqueça o óleo em uma panela e doure o alho, acrescente o arroz e refogue rapidamente,adicione 4 xícaras (chá) de água, (800 ml) o sal e cozinhe o arroz em fogo baixo com a panela semi tampada. Depois de 10 minutos, solte os grãos com auxílio de um garfo,junte os ovos, salsa e a cebolinha.Reserve. Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure as sobrecoxas previamente temperadas com sal e pimenta, junte o alho e doure também. Faça o mesmo com a cebola, o tomate e o pimentão; acrescente o louro, o tomilho e o alecrim, junte cerca de 1 litro de água e cozinhe em fogo baixo por 40 minutos, deixando restar 1/3 do caldo do cozimento. Reserve. Quando estiver frio, despreze as peles e desfie o frango. Coe o caldo restante e junte ao frango desfiado Para as bananas: corte-as em fatias no sentido do comprimento (cerca de 4 fatias) e frite-as na manteiga. Reserve. Montagem Em um refratário fundo (26cm x 22cm), disponha camadas com metade do arroz; sobre ele metade do frango com o molho, metade do queijo e metade das bananas grelhadas; repita o processo finalizando com o queijo. Leve ao forno médio previamente aquecido por cerca de 25 minutos. Sirva em seguida.

sábado, 9 de abril de 2011

Atum com Gergelim !!!


Ingredientes:

1 kg de atum 1 colherde chá de pimenta do reino em grãos (amassados) 1 colher de chá de coentro em grãos (amassados) 3 colheres de sopa de gergelim branco 3 colheres de sopa de gergelim preto


Molho Agridoce:


1 xícara de chá de vinagre balsâmico 1/2 xícara de chá de saquê 10 colheres de sopa de açúcar.

Molho Picante:


2 colheres de sopa de saquê

2 colheres de sopa de água

5 colheres de sopa molho de shoyu

1/2 xícara de chá de cebolinha picada bem fina

1 colher de sopa de gengibre ralado

1/2 colher de sopa de pimenta vermelha fresca

1 colher de sopa de açúcar

1/4 colher de chá de pimenta do reino

1/2 colher de sopa de alho picado


Modo de Preparo:


Misture a pimenta, o coentro e o gergelim e reserve. Tempere os pedaços de atum com sal e envolva na mistura de gergelim. Reserve. Aqueça bem uma frigideira ou uma chapa em fogo forte. Borrife azeite sobre a frigideira fumegante e coloque o peixe. Deixe por um minuto de cada lado. Fatie o atum e sirva com molho agridoce ou picante. Molho Agridoce Misture o vinagre balsâmico, o saquê e o açúcar. Leve ao fogo até reduzir pela metade. Molho Picante Misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Ferva durante um minuto.



Serviço: O que: Ráscal Onde: R. Leopoldo Couto de Magalhães Jr, 831 Tel: (11) 3078-3351

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ceviche Clássico !!!


Ingredientes:

180g de robalo em cubos 140 ml de suco de limão 2g de pimenta-dedo-de-moça picada 1g de gengibre ralado 1 g de alho ralado 60g de cebola em fatias finas 2g de coentro picado sal a gosto 1 folha de alface para decorar Modo de fazer: Temperar o robalo com sal, gengibre, alho, o suco de limão e a pimenta. Misture bem para que o peixe absorva os sabores. Adicione o coentro e continue misturando. Coloque a cebola, misture e sirva imediatamente. Decore com alface. Cortesia do restaurante La Mar

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Panqueca de Banana !!!


Ingredientes:


2 ovos 2 copos de farinha de trigo 1/2 litro de leite integral 1/2 dúzia de banana prata manteiga sem sal conhaque açúcar sorvete de creme Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes no liquidificador até que a massa fique homogênea e apresente textura de panqueca. Depois corte a banana em rodelas finas, passe manteiga na frigideira e, em fogo médio, acrescente as rodelas. Preencha o espaço da frigideira com pedaços da fruta para ficar bem recheada. Em seguida, jogue a massa na frigideira junto com as rodelas. Espere um pouco até fritar. Uma dica é passar um pouquinho de manteiga nas bordas para tirar a panqueca de maneira mais fácil, sem grudar ou quebrar. Numa outra frigideira, você vai preparar a calda. Coloque duas colheres de sopa de açúcar e uma de manteiga. Depois já ponha a panqueca da outra frigideira em cima da calda. Aí jogue um pouco de conhaque e flambe. Para terminar salpique um pouco de canela e sirva com uma bola de sorvete de creme. Redatora: Clarissa Mirzeian

sábado, 2 de abril de 2011

Batata Recheada com Carne Desfiada !!!


Ingredientes:


4 batatas grandes 50g de bacon picado 3 xícaras (chá) de sobras de carne desfiada 4 colheres (sopa) de requeijão cremoso 1 colher (sopa) de salsa picada 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 2 colheres (sopa) de manteiga Sal e pimenta-do-reino a gosto.


Modo de Preparo:


Ligue o forno em temperatura média. Lave bem as batatas, enrole em papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 45 minutos ou até amaciar. Em uma frigideira,em fogo médio, coloque o bacon, deixe fritar bem na própria gordura, adicione a carne desfiada, refogue por 5 minutos e desligue o fogo. Adicione o requeijão, a salsa, o queijo parmesão e a manteiga, tempere com sal e pimenta e reserve. Quando a batata estiver pronta, retire do forno, desenrole do papel e corte a tampa de cada uma, ou seja, 1/3 de cada batata no sentido horizontal. Com uma colher de sobremesa, retire o miolo das batatas com cuidado e coloque na tigela junto com o refogado.(Cuidado para não furar a casca da batata). Coloque a mistura dentro das batatas, tampe e leve ao forno alto preaquecido, por 10 minutos para gratinar. Sirva quente.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Hamburguer Perfeito !!!


1.Ingredientes: O hambúrguer suculento e macio não incorpora ovo, farinha ou outro produto. Só carne. "O segredo é usar uma peça fresca e de boa procedência. Seja picanha ou acém, o importante é confiar no fornecedor”, indica Benny Novak, chef e sócio do 210 Diner, de São Paulo. É preciso certificar-se que a carne seja moída na hora, que a máquina de moer esteja limpa e sem sobras de outras peças. Hambúrguer da lanchonete PJ Clarke's, em São Paulo: moderação no uso do queijo, para não mascarar o sabor da carne 2.Como dar liga à carne picadinha A gordura ajuda para modelar e dar firmeza ao hambúrguer, além de irrigar e dar sabor à carne durante o cozimento. A proporção varia de acordo com o gosto do freguês, mas não deve ser superior a 20% ou inferior a 15% ou 10% do peso da carne, para os mais moderados. “Se a gordura não estiver presente no corte nesta proporção deve ser acrescentada durante a moagem da carne”, anota o chef Bruno Fischetti, da hamburgueria PJ Clarke's, de São Paulo. 3.Tipo de carne Fischetti indica a fraldinha, uma carne muito vermelha com bastante sangue e quantidade de gordura razoável para equilibrar o sabor no cozimento. Benny prefere outros tipos de cortes como a maminha, a alcatra, a picanha ou até mesmo o acém. Mais uma vez: o que vale é a qualidade da carne, o frescor e a procedência. 4.Temperos Cebola, salsinha, alho e pimentas variadas são ingredientes que muitas pessoas gostam de somar à carne moída. Os chefs consultados nesta reportagem, no entanto, acreditam que é suficiente usar apenas sal e, se for do gosto, uma pitada de pimenta-do-reino. A orientação geral é colocar o tempero sobre o hambúrguer só na hora de chapear, grelhar ou fritar. Temperar antes pode desidratar a carne. 5.Tamanho O tamanho do hambúrguer depende da preferência, mas ele interfere na textura, na suculência e, óbvio, na aparência do lanche. Um disco muito fino pode ficar duro e cozido além da conta. Os especialistas indicam algo em torno de 160 gramas e 250 gramas, com altura de altura de 1,5 centímetro e diâmetro de 10 centímetros. Numa frigideira caseira o ideal é apostar em uma porção de 160 gramas, já que o fogo não é tão potente quanto o das casas especializadas. 6.Chapa, frigideira ou grelha O tipo de cozimento é um dos principais pontos que diferenciam os hambúrgueres. A chapa, por exemplo, tem o mesmo processo de cozimento que a frigideira, mas com uma pequena diferença: a temperatura. A chapa retém mais calor e chega a graus bem mais altos que a panela caseira, o que permite selar (tostar as superfícies, sem cozinhar internamente) com mais facilidade. Já a grelha tem como diferencial o sabor característico defumado que a brasa empresta à carne. De modo geral, discos mais altos ficam melhores na grelha e os mais finos na chapa ou frigideira, já que a água da carne se solta na superfície e pode cozinhar a em vez de tostar. A dica aqui é usar em casa aquelas grelhas ou chapas para fogão. 7.O ponto do hambúrguer Quando a carne passa do ponto, ela perde em sabor e textura. A sugestão para que o produto não mantenha a umidade é chapear, grelhar ou fritar em no máximo 10 minutos, cinco para cada lado do disco. “É o suficiente para selar dos dois lados e ir controlando o ponto”, anota Benny, defensor do hambúrguer vermelho, mais para o mal passado. Mas isso não é uma regra. “O importante é garantir a temperatura mais alta possível”. Vale o bom senso: quanto mais tempo no fogo, mais passado ficará o hambúrguer e, quanto mais fino, menos tempo ele precisa ficar na panela. Um dos piores resultados ao "esquecer" a peça no fogo é deixá-la com gosto de carne cozida. 8.Pão Ciabata ou pão italiano combinados a uma boa mussarela de búfala, um suculento tomate e algumas folhas de rúcula formam uma saborosa combinação. Mas se a idéia é apostar no tradicional, o pão estilo americano, redondo e fofo, e que tem mais milho na receita, oferece um sabor mais adocicado que casa direitinho com a carne e o queijo. Também é importante que o pão esteja fresco e quente. A dica é passá-lo na chapa para tostar a superfície que ficará em contato com a carne. Como o centro da carne (principalmente as mal passadas) solta umidade depois do preparo, é indicado deixar que ela descanse antes de colocar no pão. Isso evita que ele fique molhado e desmanche na mão na hora de comer. 9.Acompanhamentos Vai do gosto do freguês, mas fazem bom papel os legumes grelhados ou em conserva, como pepino ou chucrute e batatas em todas as suas variações (fritas, salteadas ou assadas). Eles podem vir dentro ou fora do lanche. Além é claro, do queijo. Vale qual tipo, só que o excesso pode mascarar o sabor da carne. Moderação. 10.Sugestões de combinações de Bruno Fischetti, do PJ Clarke's Americano 200 gramas de faldinha moída, 2 fatias de queijo cheddar, 2 fatias de bacon bem crocante, alface crespas, tomate caqui e pão tradicional de hambúrguer. Brasileiro 200 gramas de fraldinha moída, 2 fatias de queijo coalho, 1 ovo frito, folhas e alface e tomate, acompanhado maionese caseira e pão tradicional de hambúrguer. Francês 200 gramas de fraldinha moída, 2 fatias de queijo brie, folhas de agrião, molho bernaise, e pão francês. Mexicano 200 gramas de fraldinha moída, 2 colheres de chá de creme de queijo, chilli beans, creme azedo, alface americana, e pão de milho.